21 de Maio de 2015
Não importa se você está começando a cozinhar ou se nasceu pra isso, existem algumas manias passadas de geração pra geração, que todo mundo faz, sem saber o por que. Será que essas dicas das nossas avós e mães funcionam mesmo? Confira os mitos mais frequentes e por que não funcionam como dizem por aí!
Óleo no macarrão
Colocar um fio de óleo no macarrão para que ele não grude é uma prática comum, mas desnecessária. O óleo era usado quando as massas ainda não eram de qualidade tão boa, e a sua utilização deixava a massa mais “soltinha”. Hoje em dia, seu uso pode fazer com que o molho não se fixe direito no macarrão.
Sal na água acelera a fervura
A água pura no nível do mar ferve a 100ºC, mas com o sal, acaba fervendo a uma temperatura mais elevada, demorando mais pra ferver. Mito derrubado!
Creme de leite fervido
Tem muita gente que acha que o creme de leite talha ao ferver, mais isso acontece apenas quando ele é misturado a alguma substância ácida, como o tomate.
Cafezinho pós-almoço
É uma delícia tomar aquele cafezinho logo depois de almoçar, ainda mais quando começa a bater aquela sonolência. Entretanto, a ingestão da cafeína atrapalha a absorção do ferro adquirido na refeição. Caso esse seja um hábito diário seu, tente esperar pelo menos 40 minutos, dando ao organismo tempo para absorver os nutrientes ingeridos.
Esperar a comida esfriar pra guardar
Quem nunca ouviu “espera a comida esfriar antes de guardar pra não estragar a geladeira”? Antigamente as geladeiras não tinham tanta capacidade de refrigeração como as de atuais, e era realmente necessário fazer isso. Hoje, além de não ser mais preciso esperar, há pesquisas que indicam que guardar a comida ainda quente na geladeira ajuda a diminuir o risco de contaminação.
Sugestões para Você
5 coisas que você nem imaginava sobre culinária
Descubra como é o café da manhã em cada parte do mundo