30 de Novembro de 2021
Com a nossa nova rotina diante da pandemia e da quarentena, o hábito de congelar alimentos nunca fez tanto sentido! A prática serve tanto para evitar desperdícios em uma refeição que sobrou, quanto para planejar a alimentação da semana. Confira neste texto algumas dicas valiosas para armazenar de forma correta e aproveitar ao máximo os alimentos e refeições.
1) Selecione ingredientes frescos para congelar os alimentos
É extremamente importante conferir se a comida está no auge do seu frescor antes de ir para o congelador. No caso das hortaliças e verduras, o congelamento deve ser feito logo depois da compra e eles devem estar bem limpos e em ótima qualidade.
2) Prepare os alimentos
Para congelar alimentos, por exemplo: legumes e vegetais é importante fazer o processo chamado de "branqueamento”. Escaldar em água fervente por alguns segundo e, em seguida, resfriar em água gelada com cubos de gelo. Essa técnica interrompe o processo de cozimento, mantendo o alimento com a cor viva e textura ideal. Essa técnica mata os micro-organismos e garante a manutenção de cores e nutrientes.
Para congelar refeições ou alimentos já prontos, nunca os coloque ainda quentes no congelador. Não deixe também de marcar a data de preparação e de validade das comidas congeladas, porque os alimentos congelados também têm prazo de validade, de geralmente, 30 dias!
3) Separe os recipientes
Uma outra dica importante para congelar alimentos é porcionar e armazená-los nos recipientes corretos. Pense sempre em embalagens próprias para congelamento e que possam ir ao micro-ondas. Dessa forma, tanto o descongelamento quanto o aquecimento ficam mais práticos. Potes e travessas bem vedadas para evitar a passagem de aroma e ainda bem resistentes à gordura ou para não rasgar com facilidade.
Com relação ao armazenamento, ainda é importante envolver os alimentos de forma bem justa para eliminar o ar em contato com o alimento. A mesma dica vale para aqueles armazenados em potes com tampas. Deixe apenas o espaço suficiente para que o alimento se expanda após o congelamento sem levantar a tampa.
4) Para descongelar os alimentos
Além de todas essas dicas e técnicas para congelar alimentos, o processo de descongelar também é importante para manter a qualidade dos alimentos e das refeições. Por mais que seja rápido e prático, descongelar fora da geladeira não é o melhor jeito. Frutas e tortas, se ainda embalados, podem ser descongelados no micro-ondas, por exemplo. Mas proteínas cruas, precisam ficar dentro da geladeira, por isso, se programe!