29 de Outubro de 2016
Tomar sorvete causa gripe? É verdade que sentimos mais fome nessa estação do ano? Você, com certeza, já deve ter escutado algum desses mitos e verdades sobre a alimentação no inverno. Se você sempre quis saber a verdade sobre eles, hoje é o seu dia de sorte!
1) No inverno pode-se comer mais alimentos calóricos sem engordar
Não, isso é um grande mito! Muita gente pensa que, como o corpo precisa de uma reposição energética mais frequente na estação mais fria do ano, isso significa comer alimentos calóricos sem engordar. Porém, isso vai sim acontecer caso você aumente o seu consumo de calorias e continue fazendo o mesmo número de refeições –ou seja, comer a mesma quantidade de sempre e ainda por cima com mais calorias.
O resultado disso é que o organismo acaba acumulando essas calorias extras –que não são gastas entre uma refeição e outra –na forma de gordura, pois ela ajuda a manter a temperatura interna. Falando nisso…
2) No inverno o corpo precisa de mais energia, por isso sentimos mais fome
Essa é uma verdade, mas em partes. Com a temperatura ambiente mais baixa, o organismo precisa gastar mais energia para gerar calor e, assim, manter a sua temperatura interna em um nível saudável.
Como consequência, o corpo tende a armazenar mais gordura (substância que conta com propriedades de isolamento térmico) e consumir mais carboidratos –e aí vem aquela fome, que não é necessariamente maior, e sim mais frequente.
3) Como não está calor, não é preciso beber água
A água não tem apenas a função de refrescar;logo, essa ideia é um grande mito. Independente da temperatura e da estação do ano, o nosso organismo precisa da mesma quantidade de hidratação, já que a água é fundamental para o funcionamento saudável dos órgãos e para liberar as toxinas do corpo. Por isso, beba bastante água, mesmo no friozinho do inverno!
4) Tomar sorvete causa gripe e dor de garganta
Sua mãe provavelmente já lhe repreendeu avisando que tomar sorvete no inverno causa resfriado, gripe, dor de garganta e mais tudo de ruim, né? Apesar de isso ser um mito, essa crença tem fundamento: o resfriamento do corpo, quando excessivo (por exemplo, quando não nos agasalhamos o suficiente ou entramos em um local muito frio repentinamente), pode, sim, favorecer a ação do vírus da gripe. Porém, um sorvete não causa resfriamento corporal suficiente para isso –talvez seja apenas um pouco desconfortável de tomar no inverno.
5) Consumir frutas cítricas ajuda a evitar gripes
Sim, ajuda mesmo! Frutas cítricas, como laranja, abacaxi, limão, goiaba, acerola e outras, possuem uma grande quantidade de vitamina C. Esse nutriente é um dos mais importantes e eficientes para ajudar o sistema imunológico a se fortalecer e, assim, prevenir gripes e resfriados. Além disso, incluir na sua dieta sopas e caldos ricos em verduras e legumes também ajuda a evitar essas doenças comuns do inverno.