• - Diminuir
  • + Aumentar
  • A Original

09 de Fevereiro de 2017

Vamos fazer um tour pelas comidas típicas da região Sul do Brasil? Lá encontramos uma culinária repleta de pratos quentes para harmonizar com o clima frio e que, como em outras regiões do Brasil, agrega referências de muitas culturas.

Tanto os povos indígenas quanto os colonizadores europeus e os escravizados africanos marcaram fortemente os hábitos alimentares dos estados do Sul do país, e é por isso que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm pratos tão característicos.

Conhecer a gastronomia sulista é uma oportunidade perfeita para mergulhar mais a fundo em cada cantinho do Brasil, ampliar o cardápio do dia a dia e inovar nas refeições em família, descobrindo novos sabores e combinações deliciosas.

Além de receitas da culinária dos respectivos estados, a seguir, você vai conferir também algumas curiosidades e informações interessantes sobre esses pratos!

Qual é a origem da culinária da região Sul?

A região Sul agrega referências culinárias de muitas culturas, sendo conhecida como a região do Brasil com a maior influência de imigrantes.

No Paraná, por exemplo, os poloneses colaboraram com a inserção de alguns pratos como repolho à moda, pão de leite e sopas. Os italianos, por sua vez, contribuíram com a introdução do cultivo da uva e o gosto pela elaboração artesanal de pães, salames, queijos e outros alimentos.

Já os alemães perpetuaram o cultivo da batata, centeio, laticínios, linguiça e carnes defumadas. A junção de todas essas influências são muito significativas, e ajudaram a moldar a culinária da região Sul.

Qual é a comida típica da região Sul?

Afinal de contas, quais são as comidas típicas da região Sul? Quando o assunto é pratos salgados, temos os pratos feitos com pinhão ou frutos-do-mar, o barreado, o arroz carreteiro, o churrasco e muitos outros. Já na lista de doces, não podemos deixar de mencionar o sagu, a cuca e os doces de maçã. 

Entretanto, alguns são mais comuns em um estado ou outro do Sul. Por isso, adiante, veremos quais são as receitas que fazem sucesso em cada um deles.

Comidas típicas do Paraná

Fortemente influenciada pela cultura indígena, as sementes, frutas e raízes marcam muito a gastronomia desse estado. Prova disso são os inúmeros pratos que levam o pinhão.

Além do consumo de milho, cuscuz, mandioca e sua versão em farinha e de pamonha, a culinária paranaense também recebeu heranças dos portugueses que desembarcaram no litoral do Paraná, trazendo consigo diferentes temperos e modos de preparo.

Para você conhecer melhor essas influências, separamos receitas das comidas típicas da região sul que fazem sucesso no estado. Confira!

Barreado

Barreado

Uma das comidas típicas do Paraná é o barreado, consumido há mais de dois séculos. Com influência açoriana, ele tem presença marcante na costa paranaense, onde muitos portugueses desembarcaram. Trata-se, basicamente, de um prato com ingredientes como carne, toucinho e temperos.

Para agregar ainda mais sabor ao prato, a receita conta com o Tempero SAZÓN® Vermelho, sinônimo de muito mais sabor e praticidade para você e sua família!

Uma curiosidade é a origem do nome: deriva da expressão “barrear a panela”, que seria um meio de vedá-la com farinha de mandioca ou pirão de cinza, visando manter o vapor e fazer o cozido não secar rapidamente.

Farofa de pinhão

Farofa de pinhão

O pinhão é uma semente típica da região, que vem da araucária, árvore símbolo do estado. Consumido principalmente no inverno pelos paranaenses, o pinhão fazia parte da alimentação de diversas tribos indígenas, como os Kaingang, e continua estrelando em muitas receitas locais desde então.

Um exemplo disto é essa farofa de pinhão, que também leva outra iguaria deixada pelos indígenas: a farinha de mandioca. Com certeza, toda a sua família vai adorar saborear essa delícia que é a cara do Paraná!

Aqui, para deixar a farofa com aquele gostinho de quero mais, temos o Tempero SAZÓN® Toque de Alho, que é versátil e também pode ser usado em receitas com carne bovina, suína ou de frango!

Comidas típicas de Santa Catarina

Quem trouxe muito sabor para as terras catarinenses foram os europeus. A influência alemã, incorporada aos alimentos e ingredientes nativos do Brasil, pode ser vista no consumo de chuletas e joelhos de porcos; bem como nos doces, como folhados de maçã, geleias e cucas.

Portugueses e açorianos também influenciaram muito a culinária local, por isso o consumo de peixes e frutos-do-mar é muito forte.

Para aumentar a diversidade, poloneses, ucranianos, húngaros, holandeses e até os vizinhos gaúchos estão representados no cardápio catarinense. Conheça a seguir alguns dos pratos consumidos por lá!

Carreteiro de linguiça

Carreteiro de linguiça

O carreteiro de linguiça tem origem nessa mistura de culturas da região catarinense. Foram os alemães que introduziram os embutidos, muito consumidos em todas as suas refeições.

Já o arroz carreteiro surgiu com os trabalhadores que transportavam cargas por todo Brasil, os carreteiros, que preparavam pratos com carnes que podiam ser facilmente transportadas sem estragar, como o charque e a carne de sol.

Esta mistura resultou em um maravilhoso prato, que pode ser feito em apenas 35 minutos. Para deixar o preparo do arroz ainda mais prático, contamos com a ajuda extra do Tempero SAZÓN® Branco, que contém alho, cebola, orégano, salsa e louro.

Espaguete com frutos-do-mar

Espaguete com frutos-do-mar

A contribuição luso-açoriana em águas catarinenses foi introduzida pelos pratos ligados aos frutos-do-mar e pescados. Então, nada melhor do que saborear o que de melhor a costa litorânea pode trazer.

Essa receita de espaguete com frutos-do-mar é de fazer qualquer um querer desembarcar na região e aproveitar o que as belíssimas praias de Santa Catarina têm a oferecer! Tudo isso graças aos ingredientes selecionados e o Tempero SAZÓN® Laranja, essencial para garantir aquele toque diferenciado em qualquer receita de massas e molhos!

Comidas típicas do Rio Grande do Sul

Falando em colonização europeia, no Rio Grande do Sul, alemães, espanhóis e italianos deixaram seus legados por todos os lados na culinária típica da região Sul. Da tradicional polenta e galeto ao churrasco, os gaúchos são fortemente inclinados aos pratos quentes e às carnes vermelhas.

Além dessa forte referência, portugueses, jesuítas, indígenas, uruguaios e argentinos vincularam tendências na culinária sul-rio-grandense. Aí vão alguns dos pratos ótimos para provar e se deliciar com a gastronomia gaúcha!

Churrasco

maminha assada com cogumelos

O churrasco é, sem dúvidas, o prato dominical mais consumido entre os gaúchos. Herança deixada pelo país que faz fronteira, o Uruguai, bem como pela vizinha Argentina, o famoso churrasco é chamado de assado e comido com pão nas terras “hermanas”.

Mesmo a origem do churrasco não sendo exata, uma coisa se tem certeza: os gaúchos amam.

Tradicionalmente assado em espetos, segundo os costumes da região, também há outras formas de se fazer o churrasco — que são mais práticas e mantêm o incrível sabor, como esta receita de maminha assada com cogumelos

Ela pode ser preparada no forno junto do Tempero SAZÓN® Toque de Alecrim, que além do alecrim, contém também cebolinha, cebola, alho, salsa e cúrcuma. 

Repolho-roxo

Repolho-roxo

Ingrediente bastante apreciado na cultura alemã, o repolho-roxo foi trazido e plantado pelos primeiros imigrantes que se estabeleceram na região e se adaptou muito bem às terras gaúchas.

Levemente adocicado e com um aroma inconfundível, esse repolho é consumido na região geralmente acompanhado de outros pratos típicos alemães, como marreco assado e carne suína.

Nessa receita, o diferencial fica por conta do Tempero SAZÓN® Toque de Alho, que é prático, fácil de usar e um ótimo truque para descomplicar o preparo de diversas receitas.

Gostou desta viagem culinária pelas comidas típicas da região Sul do Brasil? Agora que você está craque nessas receitas, que tal descobrir outras delícias amadas entre os brasileiros, principalmente da culinária nordestina? Deixe o incrível sabor do cuscuz e da pamonha entrar na sua cozinha e surpreenda-se com o sabor destes pratos!

 

Veja também

Você está saindo do site de SAZÓN® para ver mais receitas no site de Sabores Ajinomoto.

Você está saindo do site de SAZÓN® para ver mais receitas no site de Sabores Ajinomoto.

Olá, precisa de ajuda?